PhD Thesis
Portos móveis - uma solução inovadora para transporte de grãos
Mobile Ports - An innovative solution for grain transport
2022
—Key information
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Published in
06/15/2022
Abstract
O Brasil se destaca como um dos maiores exportadores mundiais de produtos agrícolas, tais como açúcar, café, soja, algodão, cana de açúcar, entre outros, que são essenciais para o mercado internacional. Esta produção tem investimentos e estudos contínuos que visam melhorar todos os processos internos dos locais de plantação. O Brasil é o país com a maior produtividade de soja por hectare do mundo. Quando comparado com os Estados Unidos, o Brasil produz 11% mais por hectare. Mesmo com todos os avanços tecnológicos no setor agrícola, o Brasil ainda não consegue alcançar preços competitivos quando comparados com outros produtores. Isto acontece devido a uma forte deficiência na rede de distribuição. A dependência da rede logística no transporte por estradas é a principal causa dessa diferença de preços, além de originar a maior taxa de poluição por tonelada transportada. Isto gera um cenário onde todo o investimento em tecnologia para aumentar a produtividade dentro de fazendas é perdido na compensação dos custos ligados à infraestrutura nacional deficiente. Tal resulta das terríveis condições presentes nas rodovias brasileiras, e do pouco uso de outros modais de transporte, como hidrovias e ferrovias. Mais de 50% da produção brasileira de grãos ocorre nas regiões interiores do país. Apesar de ter uma rede de vias navegáveis excelente, elas são pouco utilizadas, pois há grandes dificuldades em criar portos nestas regiões devido a questões ambientais e aos períodos de seca dos rios. O objeto deste trabalho é apresentar uma solução para ampliação do volume transportado por via fluvial, através da criação de portos móveis que possam ser construídos sem grandes intervenções ambientais e que possam ser usados em vários pontos da região central do país, buscando sempre as melhores áreas de navegabilidade e com custos de construção, operação e manutenção baixos. Os portos móveis permitirão uma redução significativa do transporte por via terrestre, que é comprovadamente mais caro. Sendo assim, o custo final de transporte será significativamente reduzido, tornando a produção agrícola Brasileira muito mais competitiva no mercado internacional. Sobretudo, com a utilização dos portos móveis, será possível implementar/consolidar novas rotas de escoamento da produção por portos oceânicos situados ao norte do litoral Brasileiro, o que permitirá uma redução de distâncias para exportações a países do hemisfério norte, tanto pela navegação no oceano atlântico quanto para a opção de acessar mercados orientais via canal do Panamá. Na conclusão desta tese serão demonstrados os detalhes técnicos da solução proposta, bem como os cálculos do benefício econômico da mesma. Brazil stands out as one of the world's largest exporters of agricultural products, such as sugar, coffee, soybean, cotton, sugar cane, etc. that are essential for the international market. Several investments and studies that aim to improve the internal processes of the plantation sites are continually implemented. Nowadays, Brazil is the country with the highest soybean productivity per hectare in the world. When compared to the United States, Brazil produces 11% more per hectare. However, despite all the technological advances achieved in the agricultural sector, Brazil is still unable to reach competitive final prices when compared to other producers. This is due to a strong deficiency in the inland distribution network. The high dependence of road transportantion within its logistical network is the main cause of this price difference, in addition to originating the highest pollution rate per ton transported. This creates a scenario where all investment in technology to increase productivity within the farms is lost in offsetting the costs associated with poor national infrastructure, due to the current poor conditions of Brazilian highways, and the little use of other ways of transport, such as waterways and railways. More than 50% of the Brazilian grain production occurs in the countryside. Despite having an excellent network of waterways, they are under used, as environmental restrictions and drought periods in the rivers generates great difficulties for implementing ports efficiently. The aim of this thesis is to present a solution to increase the volume transported by river, through the creation of mobile ports that can be built without major environmental interventions and that can be used in various parts of the central region of the country, always seeking the better areas of navigability and with very low construction, operation and maintenance costs. Mobile ports allow for a significant reduction in road transportation, which is proven to be more expensive. Thus, the final cost of transportation will be reduced, making Brazilian agricultural production much more competitive in the international market. Moreover, with the use of mobile ports, it will be possible to implement / consolidate new exportation routes through ocean ports located to the north of the Brazilian coast, which will allow the reduction of distances for shipments to countries in the northern hemisphere in general, both through the Atlantic Ocean and, as well, as an option to access the eastern markets via Panama Canal. At the conclusion of this thesis, the technical details of the proposed solution will be demonstrated, as well as the calculations of its economic benefit.
Publication details
Authors in the community:
João Luís Alvarenga Casagrande
ist189231
Supervisors of this institution:
Fernando António Baptista Branco
ist11385
António Alexandre Trigo Teixeira
ist11951
RENATES TID
101707762
Degree Name
Doutoramento em Engenharia Civil
Fields of Science and Technology (FOS)
civil-engineering - Civil engineering
Keywords
- porto móvel
- hidrovia
- agricultura
- transporte
- mobile port
- waterway
- agriculture
- transportation
Publication language (ISO code)
por - Portuguese
Rights type:
Open access
Institution name
Instituto Superior Técnico