Dissertação de Mestrado
Proposta de um modelo de negócio para um serviço de transporte flexível: caso de estudo do aeroporto de Faro
2013
—Informações chave
Autores:
Orientadores:
Publicado em
29/07/2013
Resumo
In order to improve the connection between Faro Airport and the several destinations was created a business model of a flexible transport service (FTS). For this were analyzed the concepts of FTS, Intemodality and Business Model. Was also analyzed the alternative and the passengers’ opinions, presented in HERMES’s survey, to understand their needs. Following the methodology of Osterwalder and Pigneur were thought the nine blocks of a business model. The business model created contemplates a transport service without fixed routes, without fixed schedules and is a shared transport, presenting similar characteristics to the taxi and the shuttle services, but with lower costs. The integration with air transport occurs at different levels: ticketing level with a hypothesis with one ticket for the two services and the possibility of to buy the ticket during the flight; operational level, where the handling of the passengers’ luggage is at the operator charge, allowing a seamless trip and transfer. The communication channels were relevant aspects, allowed under several forms and online platform is the main channel. The partnerships are another important aspect for a great implementation and operation of the new business model. Created the business model, it was modeled the service for one day of operation, to determine the cost structure and analyze their economic viability. The same analyze were made for each destination and theses were clustered in three groups according to its economic sustainable. For each group were suggested distinct strategies in order to keep the destination available to passengers. Com o objetivo de melhorar a ligação entre o Aeroporto de Faro e os vários destinos dos seus passageiros foi criado um modelo de negócio de um serviço de transporte flexível (STF) apresentado nesta dissertação. Para isso foram analisados os conceitos STF e de Intermodalidade, visto ser um serviço complementar ao transporte aéreo, e as alternativas já implementadas. Foram também analisadas as opiniões dos passageiros, para perceber as suas necessidades, com base no inquérito realizado no âmbito do projeto HERMES. Seguindo-se a metodologia apresentada por Osterwalder e Pigneur foram preenchidos os nove blocos de um modelo de negócio. O modelo de negócio criado contempla um serviço de transporte sem rotas pré-definidas, sem horários fixos e é partilhado, apresentando assim características próximas dos serviços de táxi e shuttle com preços mais baixos. A integração com o transporte aéreo pode ocorrer em diferentes níveis, de bilhética, com a hipótese de um único bilhete para os dois serviços e a possibilidade de comprar o bilhete para a ligação rodoviária durante o voo, e operacional, na transferência de bagagem entre modos a cargo dos operadores do serviço, permitindo uma viagem e transbordo com o mínimo de quebras. Os canais de comunicação foram aspetos tomados em atenção permitindo várias formas, sendo que a plataforma online é o canal primordial. As parcerias são outro aspeto muito relevante, como é o caso da entidade gestora do aeroporto e as companhias aéreas na integração de serviços. As autarquias, os hotéis e o comércio local foram outros parceiros considerados. Criado o modelo de negócio, realizou-se uma modelação para um dia de operação do serviço, dia 9 de Setembro de 2012, para determinar a estrutura de custos e analisar a viabilidade económica do modelo de negócio. Esta análise também foi realizada de forma individualizada para cada destino, tendo-se agrupado os destinos em três grupos, de acordo com a sua sustentabilidade económica. Para cada grupo foram sugeridas diferentes estratégias, com vista a sua permanência como destino do serviço.
Detalhes da publicação
Autores da comunidade :
João Amaral Santos
ist158741
Orientadores desta instituição:
RENATES TID
202064808
Designação
Doutoramento em Engenharia Civil
Domínio Científico (FOS)
civil-engineering - Engenharia Civil
Palavras-chave
- modelo de negócio
- serviço de transporte flexível
- intermodalidade
- aeroporto
- business model
- flexible transport service
- intermodality
- airport
Idioma da publicação (código ISO)
eng - Inglês
Acesso à publicação:
Embargo levantado
Data do fim do embargo:
23/06/2014
Nome da instituição
Instituto Superior Técnico