Master's Thesis

Projecto urbano Santa Apolónia-Xabregas : conjunto urbano : biblioteca, museu, auditório

Nuno Miguel Fernandes Rosado2015

Key information

Authors:

Nuno Miguel Fernandes Rosado (Nuno Miguel Fernandes Rosado)

Supervisors:

António Salvador de Matos Ricardo da Costa (António Salvador de Matos Ricardo da Costa)

Published in

06/24/2015

Abstract

O presente relatório tem como principal objectivo contribuir para uma reflexão aprofundada sobre qual melhor estratégia a adoptar na qualificação da zona compreendida entre a Estação de Santa Apolónia e Xabregas. O conteúdo aqui relatado consiste na representação de uma estratégia fundamentada, apresentada sobre a forma de um projecto urbano para a zona em causa, e consequentemente, um projecto de arquitectura, cujo objectivo é a resolução de um problema em concreto do planeamento urbano desta zona. Os dois projectos referenciados foram executados no 2º semestre do ano lectivo de 2013 - 2014, do 5º ano do Mestrado Integrado em Arquitectura, no âmbito da unidade curricular de Projecto Final em Arquitectura - Dissertação. O exercício debruçou-se sobre a oportunidade de qualificar esta zona da cidade, ainda ocupada pelo Porto de Lisboa. Esta oportunidade surge devido à possível deslocação das instalações portuárias para a margem sul do Tejo, libertando a frente ribeirinha de qualquer função, sendo este espaço livre apropriado como lugar de implantação do projecto. A estratégia adoptada visa a criação de um parque público através de uma descontextualização. Essa descontextualização resulta numa protecção do parque urbano, em termos físicos, das instalações ferroviárias e da Avenida Infante D. Henrique. Trata-se então de um conjunto de edifícios longitudinais, munidos de um programa útil, maioritariamente comercial, que se comporta como um elemento que enfatiza o limite existente. Esta estratégia de ordenamento do território é estudada através de uma pesquisa aprofundada sobre a história do território, de forma a compreender a sua identidade, e de casos de estudo, onde o conceito de desenho do limite foi também adoptado como estratégia projectual. A estratégia utilizada é fundamentada na teoria da “Reconstrução Critica”, enunciada em Berlim, na decada de setenta, por Josef Paul Kleihues. De modo a resolver diversas questões do projecto urbano, foi aproximada a escala da resolução, estudando ao mesmo tempo a interação do programa proposto no novo território, apresentando assim um projecto de arquitectura. O problema escolhido para ser resolvido a uma escala aproximada baseia-se no remate entre a nova Avenida Infante D. Henrique com o Largo Marquês de Nisa. O conjunto urbano, desenhado sobre a forma de um limite, é encerrado e concluído, desenhando um pátio central cuja relação com o rio é o seu principal fundamento. É então desenvolvido um programa que consiste no Museu de Arquitectura de Lisboa, associado a uma Biblioteca e a um Auditório. The main objective of this thesis report is too contribute to a thorough reflection regarding the best strategy to pursue in the qualification of the area between Santa Apolónia Station and Xabregas. The content here displayed consists in the representation of a fundamented strategy, presented in the form of an urban project for the area previously mentioned, and consequently, an arquitectural project whose objective is to answer to a specific problem of that area’s urban planning. The two referenced projects were designed during the summer semester of the 2013-2014 student year, in Integrated Arquitecture Masters fifth curricular year for the curricular unit Final Project in Arquitecture - Dissertation. The project addressed the opportunity to qualify this area of the city,, still occupied by the Lisbon Port. This opportunity derives from the possible relocation of the port infrastructures to the south bank of the Tejo River, freeing the river front from any function and creating a suitable place for the development of this project. The adopted strategy aims for a creation of a public park through a decontextualization. That decontextualization ensures a protection of the urban park, in physical terms, from the railroad infrastructures and from the Infante D. Henrique Avenue. It is then a collection of longitudinal buildings with a useful program, mostly commercial, that acts like an element which emphasizes the existing limit. This territory planning was studied through a thorough research of its history, in order to understand its identity, and through case studies, where the concept of limit design was also adopted as a project strategy. This approach was based in the theory “Critical Reconstruction”, developed in Berlim in the 70’s by Josef Paul Kleihues. In order to solve the various issues of the urban project, the resolution’s scale was approximated, while simultaneously studying the suggested program’s interaction in the new territory, thus presenting an arquitecture project. The problem chosen to be solved at an approximate scale is based on the area between the newly built Infante D. Henrique Avenue and the Marquês de Nisa Square. The urban complex was designed under the concept of a limit, as it encloses itself, forming a central courtyard, which has in its relation with the river its major fundament. Therefore a program consisting of the Museu de Arquitectura de Lisboa, associated with a Library and an Auditorium is developed.

Publication details

Authors in the community:

Supervisors of this institution:

RENATES TID

202076563

Degree Name

Mestrado em Arquitectura

Fields of Science and Technology (FOS)

civil-engineering - Civil engineering

Keywords

  • Identidade
  • Atemporalidade
  • Relações
  • Parque Urbano
  • Lugar
  • Identity
  • Timelessness
  • Relations
  • Urban Park
  • Site

Publication language (ISO code)

por - Portuguese

Rights type:

Embargo lifted

Date available:

07/15/2016

Institution name

Instituto Superior Técnico