Dissertação de Mestrado

Plano de mobilidade para um bairro de Lisboa - bairro de Alvalade

Ana Marques da Silva Vaz Raposo2008

Informações chave

Autores:

Ana Marques da Silva Vaz Raposo (Ana Marques da Silva Vaz Raposo)

Orientadores:

Maria do Rosário Mauricio Ribeiro Macário (Maria do Rosário Mauricio Ribeiro Macário)

Publicado em

27/11/2008

Resumo

Urban mobility has a deep impact on cities sustainable development particularly in neighbourhoods. The diversity of functions for the use of soils stands together with the urban design allow that a number of daily resident population travelling mobility’s is restricted to a limited space without a great deal of need to transit, considering that when travelling journeys are made on foot to short distances or on the contrary, by Bus or Train. The irrational use of the car introduces profound changes not only on the mobility but also on the cities living standards, giving place to a raise on congestion, a decrease on the use of collective transports, to the degradation of environmental quality and high pressure parking demand, and so on. Balancing these situations, it is necessary to do a retrospection on what was practiced in the past and improve the future trying not to commit the same equivoques and adopting a new mobility incorporated urban policy that can produce effects on the city and neighbourhoods. Having the Mobility Plan developed for the city of Lisbon as a base line, strategically and tactically speaking, the idea is to change it to a smaller scale, the neighbourhood’s one, to allow the present mobility elements within that urban area be characterized with better detail, through the diagnosis of problems and opportunities, making it possible to figure measures and straight solutions at an operational level, that will allow an improvement of the urban mobility, not only in neighbourhood, but also in its links to the rest of the city. A mobilidade urbana tem um impacto muito significativo no desenvolvimento sustentável das cidades, e em particular, dos bairros. É aqui que a diversidade de funções de usos do solo, conjugada com o desenho urbano, permitem que boa parte da mobilidade diária da população residente, se restrinja a um espaço limitado, sem grandes necessidades de deslocações, sendo estas essencialmente percorridas a pé, para distâncias curtas, ou caso contrário, de autocarro ou comboio. A irracionalidade do uso do automóvel, veio porém introduzir mudanças profundas, na mobilidade e na qualidade de vida nas cidades, dando origem ao aumento dos congestionamentos, ao decréscimo da utilização dos transportes colectivos, à degradação da qualidade ambiental e à pressão elevada pela procura de estacionamento, entre outros. Ponderando estas situações, torna-se imperativo fazer uma retrospecção acerca do que se praticou no passado e melhorar o futuro, tentando não cometer os mesmos equívocos, e adoptando uma nova política de mobilidade urbana integrada, que possa repercutir-se na cidade e por sua vez ao nível dos bairros. Este estudo tem como objectivo desenvolver um plano de mobilidade, ao nível do Bairro de Alvalade, em Lisboa. O Plano de Mobilidade (PM) é um instrumento de gestão que contem directrizes, medidas, acções e projectos, tendo como principal objectivo facilitar o movimento de pessoas e bens, através da criação de infraestruturas e serviços, dirigidos às necessidades da população, face às actuais exigências em matéria de mobilidade.

Detalhes da publicação

Autores da comunidade :

Orientadores desta instituição:

Designação

Mestrado em Engenharia do Território

Domínio Científico (FOS)

civil-engineering - Engenharia Civil

Palavras-chave

  • urban mobility
  • integration
  • sustainable
  • transports
  • mobilidade urbana
  • integração
  • sustentabilidade
  • transportes

Idioma da publicação (código ISO)

por - Português

Acesso à publicação:

Embargo levantado

Data do fim do embargo:

22/09/2009

Nome da instituição

Instituto Superior Técnico