Dissertação de Mestrado
Critérios para a implementação de redes de mobilidade suave em portugal: um caso de estudo no Município de Lagoa
2008
—Informações chave
Autores:
Orientadores:
Publicado em
21/11/2008
Resumo
In several cities around the world, measures have been taken to encourage and promote walking and cycling, herein designated as soft mobility modes, which had a high success and contributed to a more sustainable transport system. Within the European context Portugal has one of the lowest use rates of soft mobility modes. This is mainly the result of several decades of a transport planning process oriented to road transport infrastructures’ investment. Recently, the national project on sustainable mobility presented a paradigm shift, and made a national step towards promoting soft mobility networks at the country level. However, there are no planning or project guidelines that could be used at the local level to meet this objective. This dissertation aims to contribute towards the development and implementation of guidelines for the planning and design of soft mobility networks in Portugal. The study methodology comprised a literature review of existing recommendations and best practices implemented internationally and a case study within the Lagoa municipality located in the South of Portugal. The case study conducted within the city of Lagoa allowed to assess the potential demand for these soft modes. For promoting these modes, it is necessary not only to invest in infrastructures but also in education. Only then will be truly possible to change mentalities and create a new culture of mobility that will last into future generations. Em várias cidades por todo o mundo, têm sido adoptadas medidas para incentivar e promover as deslocações pedonais e cicláveis com elevado sucesso, contribuindo assim para uma maior sustentabilidade do sistema de transportes. O nosso País apresenta um dos índices mais baixos de utilização dos modos suaves no contexto europeu, para o que tem contribuído um processo de planeamento de transportes orientado ao longo de várias décadas essencialmente centrado no transporte rodoviário. Recentemente o “Projecto Mobilidade Sustentável” apresentou uma mudança de paradigma e deu um passo no sentido da promoção nacional de redes de mobilidade suave. No entanto não existem referências técnicas nem orientações nesta matéria que permitam aos municípios alcançarem este objectivo. A presente dissertação tem por objectivo dar um contributo para o desenvolvimento e aplicação de orientações em matéria de planeamento e projecto de redes de mobilidade suave em Portugal. Para esse efeito efectuou-se um benchmarking das principais recomendações e boas práticas existentes a nível internacional. O caso de estudo realizado na cidade de Lagoa permitiu aferir que existe uma procura potencial para estes modos de deslocação, o que pode viabilizar a promoção dos modos suaves ao nível deste município. Como tal, torna-se necessário o investimento não só ao nível de infraestruturas dedicadas aos modos suaves e requalificação das infra-estruturas rodoviárias existentes, mas também ao nível da educação e formação. Só assim será verdadeiramente possível a alteração de mentalidades e a criação de uma “nova cultura de mobilidade” que perdurará nas gerações futuras.
Detalhes da publicação
Autores da comunidade :
Filipe André Roque Viegas
ist149334
Orientadores desta instituição:
José Manuel Coelho das Neves
ist12932
Designação
Mestrado em Engenharia Civil
Domínio Científico (FOS)
civil-engineering - Engenharia Civil
Palavras-chave
- TRANSPORT PLANNING
- URBAN MOBILITY
- SOFT MOBILITY
- WALKING AND CYCLING
- SUSTAINABLE DEVELOPMENT
- PLANEAMENTO DE TRANSPORTES
- MOBILIDADE URBANA
- MODOS SUAVES
- DESLOCAÇÕES PEDONAIS E CICLÁVEIS
- DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Idioma da publicação (código ISO)
por - Português
Acesso à publicação:
Embargo levantado
Data do fim do embargo:
22/09/2009
Nome da instituição
Instituto Superior Técnico