Tese de Doutoramento
Promoting active mobility capabilities from childhood onwards: Impact of interventions in preschools of São Paulo (Brazil)
2021
—Informações chave
Autores:
Orientadores:
Publicado em
26/01/2021
Resumo
Esta tese de doutoramento busca avaliar os efeitos de um conjunto de intervenções em escolas na mudança de comportamento de crianças em idade pré-escolar e de seus cuidadores em relação à mobilidade urbana, em seguida à implementação de um programa de 4 meses centrado em: i) explorar o espaço público nos arredores das escolas por meio da caminhada e ii) indagar as crianças sobre mobilidade urbana por meio da abordagem participativa da "Filosofia com Crianças". O projeto de investigação empírica foi implementado junto a crianças de 5 a 6 anos de idade e seus cuidadores em escolas de educação infantil de São Paulo (Brasil) com grande incidência de imigrantes de baixa renda, entre fevereiro e agosto de 2019. A fim de atingir o objetivo global e as perguntas de investigação associadas, propõe-se uma investigação-ação utilizando uma abordagem de métodos mistos, cujos critérios de seleção baseiam-se largamente na Abordagem das Capacitações (Capability Approach). Nas escolas selecionadas, são avaliadas duas estratégias diferentes que visam alterar o comportamento das crianças e dos seus cuidadores com relação à mobilidade urbana, cujos dados primários e secundários recolhidos são avaliados utilizando um conjunto de ferramentas de análise de dados. Na medição das capacitações (capabilities) e dos funcionamentos (functionings) das escolas em São Paulo sob a Abordagem das Capacidades, as condições de acesso às escolas por meio da mobilidade a pé caminhada foram avaliadas utilizando um conjunto de dados georreferenciados referentes à mobilidade, à segurança rodoviária e ao ambiente construído. As escolas foram analisadas de acordo com as suas condições para caminhar (resources) e as correspondentes taxas de conversão (conversion factor) para alcançar maiores parcelas modais de viagens a pé (functionings), considerando as idiossincrasias entre escolas públicas e privadas. Essas operações permitiram estimar as capacitações de mobilidade (capabilities), que apresentaram lacunas quando comparadas com os funcionamentos (functionings). Os resultados corroboraram as disparidades de classe e raça no acesso à educação no Brasil, em que as escolas com piores condições para andar a pé não possuem outras opções para além do modo a pé para acessar as escola (por exemplo em bicicleta ou transporte público), exigindo assim investimentos na melhoria da infra-estruturas urbana. Por outro lado, as escolas em regiões mais abastadas apresentam barreiras à realização da mobilidade ativa, mesmo quando os recursos são considerados suficientes, em que se recomenda a implementação de programas de educação e marketing. As métricas obtidas a partir da Abordagem das Capacitações também serviram para embasar a seleção de três escolas públicas com níveis semelhantes de condições para caminhar (resources). Os resultados empíricos da investigação académica implementada nas escolas públicas selecionadas permitiram a adoção de um conjunto de ferramentas de análise qualitativa para extrair as opiniões e percepções das crianças sobre mobilidade urbana, nomeadamente a modelação de tópicos (Latent Dirichlet Allocation) e a análise de sentimentos (léxicos AFINN e Bing). Essas ferramentas permitiram a identificação de variáveis que parecem influenciar as opiniões sobre a mobilidade urbana partilhadas por crianças pequenas (5-6 anos de idade), incluindo percepções mais negativas entre meninos, crianças não nativas e aquelas sob elevada vulnerabilidade social. Por fim, a avaliação das mudanças no comportamento das crianças pequenas e dos seus cuidadores em relação à mobilidade urbana possibilitou a observação de mudanças positivas nas falas das crianças e nas normas sociais dos seus cuidadores sobre o transporte. De forma similar, as estratégias propostas promoveram migrações modais significativas em torno da mobilidade sustentável conforme relatadas pelos cuidadores, que foram avaliadas utilizando análises de diferenças-nas-diferenças (difference-in-differences) e séries temporais (time-series analysis). Para além da identificação de mudanças no comportamento dos cuidadores adultos através de intervenções centradas na infância, a investigação empírica apresentada permitiu desvendar o efeito das intervenções propostas de acordo com o género, nacionalidade e nível de vulnerabilidade social da criança, o que foi significativo tanto nas medidas coletadas logo após as intervenções (post measures) quanto no acompanhamento das intervenções (follow-up measures). Além de fornecer uma avaliação das intervenções em escolas com dados de um país do Sul Global, as discussões apresentadas nesta tese pretendem fornecer uma visão do papel relevante da primeira infância e das percepções das crianças sobre mudanças comportamentais em torno de uma mobilidade mais sustentável. This doctoral thesis seeks to evaluate the effects of school-based interventions on changing the travel behavior of children and their caregivers following the implementation of a 4-month school-based program focused on: i) exploring the open public space in the surroundings of schools through walking and ii) inquiring children about urban mobility through the "Philosophy with Children” (PwC) participatory approach. The empirical research project was implemented together with 5 to 6-year old children and their caregivers from public preschools in São Paulo (Brazil) with a high prevalence of low-income immigrants, between February and August 2019. To achieve the overarching objective and its associated research questions, an action research is proposed using a mixed methods approach, whose selection criteria are largely based on the Capability Approach. In the selected schools, two different strategies aiming at changing the travel behavior of children and their caregivers are evaluated, whose primary and secondary data collected are assessed using a set of data analysis approaches. In the measurement of the collective capabilities and functionings of preschools in São Paulo under the Capability Approach, the conditions to access schools through walking were assessed using georeferenced datasets relating to mobility, road safety, and the built environment. The schools were analyzed according to their conditions to walk (resources) and the corresponding conversion rates to achieve higher shares of pedestrian trips (functionings), considering the idiosyncrasies between public and private schools. These procedures enabled the estimation of the mobility capabilities, which presented gaps when compared with the functionings. Results corroborated with the class and race disparities in the access to education in Brazil, in which schools with poorer conditions to walk do not have any other options than walking to access school (e.g. transit or bicycle), requiring investments in the upgrading of the urban infrastructure. On the other hand, schools in wealthier regions present barriers to the fulfillment of active mobility even when the resources are considered sufficient, in which the implementation of educational programs is recommended. The metrics obtained from the Capability Approach also supported the selection of three public schools with similar levels of mobility resources. The empirical results of the academic research implemented in the selected public preschools enabled the adoption of a set of qualitative analysis tools to extract children's views and perceptions about urban mobility, namely topic modelling (Latent Dirichlet Allocation) and sentiment analysis (AFINN and Bing sentiment lexicons). These allowed the identification of variables affecting the opinions about urban mobility shared by young children (5-6 y/o.), including more negative perceptions among boys, non-native children, and those in high social vulnerability. Finally, the evaluation of changes in the travel behavior of young children and their caregivers fostered the observation of positive changes in the perceptions of children’s statements and in the social norms of their caregivers about transportation. Similarly, the proposed strategies to promote changes in travel behavior promoted significant modal shifts towards sustainable mobility as reported by the caregivers. The observed changes were evaluated using difference-in-differences and time-series analyses. Besides the identification of changes in the behavior of adult caregivers through child-centered intervention types, the empirical research presented unraveled the effect of the proposed interventions according to the child’s gender, nationality, and level of social vulnerability, which were significant both in measures collected immediately after the intervention types (post) and in the follow-up measurements. In addition to providing an evaluation of school-based interventions with data from a Global South country, the discussions presented in this thesis intend to provide insights into the role of early childhood and children’s perceptions in behavioral changes towards sustainable transport.
Detalhes da publicação
Autores da comunidade :
Mateus Humberto Andrade
ist187922
Orientadores desta instituição:
RENATES TID
101521103
Designação
Dotoramento em Sistemas de Transportes
Domínio Científico (FOS)
civil-engineering - Engenharia Civil
Palavras-chave
- Early childhood
- Active transport
- Behavior change
- Global South
- Action Research
- Primeira infância
- Transporte ativo
- Mudança comportamental
- Sul global
- Investigação-Ação
Idioma da publicação (código ISO)
eng - Inglês
Acesso à publicação:
Embargo levantado
Data do fim do embargo:
08/11/2021
Nome da instituição
Instituto Superior Técnico