Conferência
Simulação, Monitorização e Controlo de Viaturas no Aeroporto do Porto
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2005
—Informações chave
Autores:
Publicado em
Março 2005
Resumo
Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) tradicionais permitem geo-referenciar e visualizar a informação em termos geográficos. Estes sistemas são usados cada vez mais para melhorar a interface com o utilizador em muitas aplicações, designadamente para a gestão de frotas. Hoje em dia, é prática comum recorrer-se ao SIG para gestão de frotas e monitorização das viaturas em tempo real utilizando GPS. No entanto, os SIG tradicionais estão focados na visualização de informação geográfica mais recente, não estão focados para processar informação histórica para apoio ao processo de decisões. Por exemplo, as aplicações de gestão de frotas permitem visualizar apenas a localização actual das viaturas, não permitem análise do histórico e identificação de padrões ou tendências. Quando a análise do histórico é relevante para o processo de decisão, os SIG apresentam lacunas. Por norma os decisores recorrem a sistemas de suporte à decisão específicos. Contudo, os sistemas de suporte à decisão normalmente não estão preparados para processar informação geográfica. Os decisores ficam assim sem capacidade de geo-referenciar e visualizar a informação do negócio em termos geográficos. Este artigo apresenta uma proposta inovadora para integrar num único sistema de informação, com interface geográfica, tanto funcionalidades operacionais para visualização de informação geográfica, como funcionalidades para análise de informação histórica, por exemplo, da actividade dos veiculos num aeroporto. Por um lado, com funcionalidades de monitorização da informação recolhida, em tempo real com GPS, proporcionando informação operacional aos utilizadores para controlo do estado do sistema. Por outro lado, com funcionalidades de um sistema de apoio à decisão que permite recriar qualquer cenário adequadamente no tempo e no espaço. A nossa proposta constitui uma componente de um projecto-piloto para controlo, monitorização e análise de viaturas que será implementado e testado no Aeroporto do Porto. A tecnologia de suporte baseia-se no SIG ArcGIS da ESRI, incluindo os ArcObjects com especial ênfase na família de objectos do Temporal Layer. O trabalho aqui apresentado integra-se no âmbito de um projecto europeu designado AirNet cujo objectivo é monitorizar e analisar frotas de viaturas num aeroporto, onde os requisitos de segurança e restrições à circulação de viaturas no solo são particularmente exigentes.
Detalhes da publicação
Autores da comunidade :
Ricardo Francisco Sarrico Lapão
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Gabriel César Ferreira Pestana
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Miguel Mira da Silva
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Local da conferência
Lisbon, Portugal
Idioma da publicação (código ISO)
por - Português
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