Master's Thesis

I play, you play: a framework for card games in a multi-touch table

Nuno Filipe de Matos Monteiro Maia2015

Key information

Authors:

Nuno Filipe de Matos Monteiro Maia (Nuno Filipe de Matos Monteiro Maia)

Supervisors:

Ana Maria Severino de Almeida e Paiva (Ana Paiva)

Published in

11/10/2015

Abstract

Os jogos de cartas datam de há muitos anos. Existem enumeras variações dos jogos e um grande número de diferentes famílias. Normalmente, as pessoas juntam-se em torno de uma mesa para jogar às cartas, mas, com o aparecimento dos jogos de vídeo, os aspetos sociais do tradicional jogo de cartas foram alvo de uma transformação. Em alternativa, as pessoas sentam-se em frente a um ecrã e jogam versões mais modernas dos mesmos jogos e interagem com outros sem terem que estar presentes no mesmo espaço físico. Investigadores têm tentado combinar as características tradicionais e mais modernas dos jogos de cartas, de forma criar uma extensão do jogo tradicional recorrendo à tecnologia como RFID, dispositivos portáteis e computadores, e até agentes virtuais. O objetivo deste trabalho recai sobre a criação de uma framework para fazer jogos de cartas para mesas multi-toque. Este conjunto de bibliotecas e componentes que constituem a framework permitem o desenvolvimento do estado e das regras dos jogos, e a integração de agentes autónomos capazes de jogar esses mesmos jogos. Mais importante é o facto de estes jogos serem jogados com cartas físicas ao invés de cartas digitais que aparecem no ecrã. A utilização de marcadores, que são detetados e identificados pela superfície multi-toque, permite uma interação direta e mais natural com os jogos desenvolvidos. De maneira a avaliar e validar a framework, foi desenvolvido um conhecido jogo de cartas Português: a Sueca. O jogo foi testado por grupos de três pessoas que jogaram com, e contra, um agente autónomo. Os resultados destes testes mostram que, por vezes, a identificação dos marcadores é errada. No entanto, a percentagem de identificações erradas é diminuída quando se limita o número de marcadores a comparar, resultando num menor impacto durante os jogos. Card games have been around for thousand of years. There are countless variations of games and a large number of different families. Usually, people gather around a table to play card games, but the social aspects of the traditional card game have undergone a transformation, with the appearance of video games. As an alternative, people sit in front of a screen and can play a more modern version of the game and interact with others without having to be in the same locations as their peers. Researchers have been trying to blend the traditional and modern facets of card games by extending the traditional game with technology such as RFID tags, portable devices and computers, and even virtual agents. This work’s intent was to create a framework for building card games for a multi-touch table. The set of libraries and components of the framework allow the development of the state and rules of the game, and the integration of autonomous agents to play the games. More importantly, the developed games are played using physical playing cards. Using fiducial markers that are detected and recognized by the multi-touch surface, it is possible to interact directly with the game using physical cards instead of digital representations. So as to evaluate and validate the framework, it was used to build a well known Portuguese card game: Sueca. The game was tested by groups of three people that played with and against an autonomous agent. Results show that the recognition of the cards is, sometimes, incorrect. Nevertheless, limiting the range of codes available to the game, the percentage of incorrect values decreases, reducing their impact during the game.

Publication details

Authors in the community:

Supervisors of this institution:

RENATES TID

202078884

Degree Name

Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores

Fields of Science and Technology (FOS)

electrical-engineering-electronic-engineering-information-engineering - Electrical engineering, electronic engineering, information engineering

Keywords

  • jogos de cartas
  • marcadores
  • framework de jogos de cartas
  • mesa multitoque
  • robôs sociais
  • card games
  • fiducial markers
  • card games framework
  • multi-touch table
  • social robots

Publication language (ISO code)

eng - English

Rights type:

Embargo lifted

Date available:

10/10/2016

Institution name

Instituto Superior Técnico