Conferência De: cienciavitae
O uso da Microssimulação no apoio ao desenho de Redes Cicláveis. O caso da Av. de Roma, Lisboa
10º Congresso Rodoferroviário Português 2022
2022 — Centro Rodoferroviário Português
—Informações chave
Autores:
Publicado em
05/07/2022
Resumo
Os desafios da sustentabilidade da mobilidade urbana impõem a mudança de paradigma no planeamento e gestão da mobilidade urbana. Os modos ativos para as distâncias mais curtas (e para quem pode fazê-lo) são uma solução óbvia para a qual se devem criar as condições necessárias à sua promoção. Em particular, o uso da bicicleta pode servir como melhor opção para muitas deslocações urbanas com distâncias abaixo de 5km, assegurando o transporte de pessoas e bens com custos ambientais, económicos e sociais inferiores. A construção de vias cicláveis são um imperativo para que se criem estas condições de base para o uso da bicicleta em segurança e com conforto. O planeamento de infraestruturas cicláveis requer ferramentas de modelação e de avaliação do impacto que as propostas de rede possam ter no sistema de mobilidade. O objetivo principal deste trabalho é compreender qual o potencial da utilização da microssimulação para apoiar o desenho de redes clicáveis recorrendo para tal ao caso de estudo da Avenida de Roma, nomeadamente avaliando várias propostas de desenho de rede neste corredor fundamental do centro da cidade de Lisboa. O segundo objetivo é analisar, neste caso de estudo, quais os impactos no desempenho dos veículos motorizados decorrentes da implementação de uma ciclovia bidirecional na Avenida de Roma. Recolheram-se dados de tráfego na Avenida de Roma, através de contagens no período da hora de ponta da manhã. Para além do cenário-base, foram criados 4 cenários: com e sem ciclovia e com velocidade máxima de 50 e 30km/h. Procedeu-se à calibração e validação do modelo e utilizaram-se como indicadores de desempenho: tempo de atraso, atraso devido a paragens, número de paragens, velocidade média, tamanho médio da fila, tamanho máximo da fila e tempo de percurso, entre outros. Foram efetuadas 30 simulações por cenário. Embora tenha introduzido atrasos para os modos motorizados, este impacto pode ser compensado pelos ganhos socioeconómicos. A introdução da ciclovia poderá melhorar as condições de segurança de forma a que mais pessoas usem bicicleta com impactos significativos a nível ambiental e de saúde pública. O VISSIM revelou ser um software prático e útil nesta análise. O exercício realizado apresenta resultados positivos, no sentido de incorporar uma infraestrutura ciclável numa via distribuidora importante do centro de Lisboa. Contudo, são necessários estudos mais aprofundados para confirmar o balanço entre as perdas (nomeadamente para os veículos motorizados) e os ganhos (para os ciclistas e coletivos), ou explorar outras soluções de traçado para a ciclovia.
Detalhes da publicação
Autores da comunidade :
Tomás Raimundo Tavares
ist175712
Rosa Melo Félix
ist155593
Versão da publicação
VoR - Versão publicada
Editora
Centro Rodoferroviário Português
Ligação para a versão da editora
https://10crp.crp.pt/wp-content/uploads/2022/07/paper_149.pdf
Título do contentor da publicação
10º Congresso Rodoferroviário Português 2022
Local da conferência
Portugal
Data de início conferência
05/07/2022
ISBN
9789899833852
Domínio Científico (FOS)
civil-engineering - Engenharia Civil
Palavras-chave
- Mobilidade ciclável
- Ciclovias
- Microssimulação
- VISSIM
- Lisboa
Idioma da publicação (código ISO)
por - Português
Acesso à publicação:
Acesso Aberto