Conferência De: cienciavitae

O uso da Microssimulação no apoio ao desenho de Redes Cicláveis. O caso da Av. de Roma, Lisboa

10º Congresso Rodoferroviário Português 2022

Tomás Tavares; Filipe Moura; Rosa Félix2022Centro Rodoferroviário Português

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Autores:

Publicado em

05/07/2022

Resumo

Os desafios da sustentabilidade da mobilidade urbana impõem a mudança de paradigma no planeamento e gestão da mobilidade urbana. Os modos ativos para as distâncias mais curtas (e para quem pode fazê-lo) são uma solução óbvia para a qual se devem criar as condições necessárias à sua promoção. Em particular, o uso da bicicleta pode servir como melhor opção para muitas deslocações urbanas com distâncias abaixo de 5km, assegurando o transporte de pessoas e bens com custos ambientais, económicos e sociais inferiores. A construção de vias cicláveis são um imperativo para que se criem estas condições de base para o uso da bicicleta em segurança e com conforto. O planeamento de infraestruturas cicláveis requer ferramentas de modelação e de avaliação do impacto que as propostas de rede possam ter no sistema de mobilidade. O objetivo principal deste trabalho é compreender qual o potencial da utilização da microssimulação para apoiar o desenho de redes clicáveis recorrendo para tal ao caso de estudo da Avenida de Roma, nomeadamente avaliando várias propostas de desenho de rede neste corredor fundamental do centro da cidade de Lisboa. O segundo objetivo é analisar, neste caso de estudo, quais os impactos no desempenho dos veículos motorizados decorrentes da implementação de uma ciclovia bidirecional na Avenida de Roma. Recolheram-se dados de tráfego na Avenida de Roma, através de contagens no período da hora de ponta da manhã. Para além do cenário-base, foram criados 4 cenários: com e sem ciclovia e com velocidade máxima de 50 e 30km/h. Procedeu-se à calibração e validação do modelo e utilizaram-se como indicadores de desempenho: tempo de atraso, atraso devido a paragens, número de paragens, velocidade média, tamanho médio da fila, tamanho máximo da fila e tempo de percurso, entre outros. Foram efetuadas 30 simulações por cenário. Embora tenha introduzido atrasos para os modos motorizados, este impacto pode ser compensado pelos ganhos socioeconómicos. A introdução da ciclovia poderá melhorar as condições de segurança de forma a que mais pessoas usem bicicleta com impactos significativos a nível ambiental e de saúde pública. O VISSIM revelou ser um software prático e útil nesta análise. O exercício realizado apresenta resultados positivos, no sentido de incorporar uma infraestrutura ciclável numa via distribuidora importante do centro de Lisboa. Contudo, são necessários estudos mais aprofundados para confirmar o balanço entre as perdas (nomeadamente para os veículos motorizados) e os ganhos (para os ciclistas e coletivos), ou explorar outras soluções de traçado para a ciclovia.

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VoR - Versão publicada

Editora

Centro Rodoferroviário Português

Ligação para a versão da editora

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Título do contentor da publicação

10º Congresso Rodoferroviário Português 2022

Local da conferência

Portugal

Data de início conferência

05/07/2022

ISBN

9789899833852

Domínio Científico (FOS)

civil-engineering - Engenharia Civil

Palavras-chave

  • Mobilidade ciclável
  • Ciclovias
  • Microssimulação
  • VISSIM
  • Lisboa

Idioma da publicação (código ISO)

por - Português

Acesso à publicação:

Acesso Aberto