Tese de Doutoramento

Strategic Assessment of Accessibility on Urban Mobility Networks

Camila Soares Henrique Fontenele Garcia 2016

Informações chave

Autores:

Camila Soares Henrique Fontenele Garcia (Camila Soares Henrique Fontenele Garcia)

Orientadores:

Maria do Rosário Mauricio Ribeiro Macário (Maria do Rosário Mauricio Ribeiro Macário)

Publicado em

23/05/2016

Resumo

O papel estratégico da rede da mobilidade urbana e a avaliação da sua problemática à luz de princípios e valores estratégicos como a equidade e a sustentabilidade da acessibilidade ainda precisa ser formalmente reconhecido e devidamente incorporados no processo de planeamento. Neste sentido, esta tese de doutoramento procurou contribuir para o progresso do planeamento da mobilidade urbana propondo uma metodologia de avaliação estratégica que permite caracterizar e diagnosticar problemas de acessibilidade relacionados com a rede de mobilidade urbana bem como avaliar a sua evolução considerando os impactos que soluções propostas e/ou implementadas possam vir a ter nos mesmos. A metodologia proposta baseia-se em análises espaciais exploratórias e confirmatórias de indicadores de acessibilidade e mobilidade que permitem avaliar, em diferentes momentos do planeamento, um conjunto de quatro tipos de problemas definidos com base nas teorias suficientista e igualitarianista, e nos príncipios da equidade e da sustentabilidade. Tais problemas referem-se à distribuição desigual, inequânime, inadequada e insustentável da acessibilidade e da mobilidade na rede de mobilidade urbana. Uma aplicação ilustrativa da metodologia para uma versão simplificada da rede de mobilidade de Lisboa foi desenvolvida e os seus resultados permitiram demonstrar a adequabilidade dos métodos propostos a uma avaliação consistente e coerente dos problemas considerados. The strategic role of the urban mobility network and the assessment of their problematic in light of strategic principles and values such as equity and sustainability on accessibility still needs to be formally recognized and adequately incorporated into the planning process. In this sense, this thesis aimed to contribute to the progress of the urban mobility planning field by proposing a strategic assessment methodology that allows to characterize and diagnose accessibility problems related to urban mobility networks and to assess their evolution considering the impacts that proposed and/or implemented solutions may have on them. The methodology proposed relies on exploratory and confirmatory spatial analysis of accessibility and mobility indicators in order to properly assess, in different moments of the planning process, a set of four types of problems based on sufficientarianism and egalitarianism theories as well as on equity and sustainability principles. These problems refer to the unequal, inequitable, unsuitable and unsustainable distribution of accessibility and mobility on urban mobility networks. An illustrative application of the methodology for a simplified version of Lisbon’s Mobility Network was developed and its results allowed to demonstrate the adequacy of the methods proposed for the coherent assessment of the problems considered.

Detalhes da publicação

Autores da comunidade :

Orientadores desta instituição:

RENATES TID

101316437

Designação

Doutoramento em Sistemas de Transportes

Domínio Científico (FOS)

- Engenharia Civil

Palavras-chave

  • Estratégico
  • Avaliação
  • Acessibilidade
  • Mobilidade
  • Equidade
  • Sustentabilidade
  • Rede de Mobilidade
  • Problemas
  • Indicadores e Análise Espacial
  • Strategic
  • Assessment
  • Accessibility
  • Mobility
  • Equity
  • Sustainability
  • Mobility Network
  • Problems
  • Indicators and Spatial Analysis

Idioma da publicação (código ISO)

- Inglês

Acesso à publicação:

Embargo levantado

Data do fim do embargo:

23/03/2017

Nome da instituição

Instituto Superior Técnico