Dissertação de Mestrado

Túnel ferroviário do Rossio: acompanhamento e análise das obras de reabilitação

Carlos Filipe Guerreiro Gomes2008

Informações chave

Autores:

Carlos Filipe Guerreiro Gomes (Carlos Filipe Guerreiro Gomes)

Orientadores:

João Paulo Janeiro Gomes Ferreira (João Paulo Janeiro Gomes Ferreira)

Publicado em

17/11/2008

Resumo

A tunnel is an underground route (road, railway, etc.) through a natural barrier, such as mountains or rivers. The current study focuses on the main construction methods most used in tunnel reconstruction, more specifically at the Rossio Railroad Tunnel, as well as on the role and contributions of Inspections to public works’ contracts. In this thesis it will be described the most common construction methods in the excavation of tunnels, such as: the NATM procedure (New Austrian Tunneling Method), the TBM (Tunnel Boring Machine), construction through fire, open cut excavation and pre-cutting. It is also described several rehabilitation techniques, in both a structural perspective (soil nails, jet grouting, freezing, injection, among others) and a non structural perspective (cleaning, joint treatment, chemical methods, etc). The covered areas are the main methods of construction of the Rossio Railroad Tunnel, in particular, the methodology of making soil nails, forepoling, steelarchs and the respective use of shortcrete with steel fibre, micropiles, inverts and concrete pouring of the poles and vaults with pre-fabricated metallic formwork. Special attention is paid to the role of inspections and how they may contribute to an increase in quality and productivity. Um túnel é uma passagem subterrânea que permite a passagem de vias de comunicação (estradas, linhas de caminho de ferro, etc.) através de obstáculos naturais, como montanhas e rios. O presente trabalho respeita aos principais métodos de construção e reabilitação de túneis, aos processos construtivos mais utilizados na reabilitação de túneis, mais propriamente no Túnel Ferroviário do Rossio, incluindo as funções e o contributo que a Fiscalização pode dar nas empreitadas de obras públicas. Nesta tese descrevem-se os métodos de construção mais usuais na execução de túneis, tais como: a metodologia de NATM (New Austrian Tunneling Method), de TBM (Tunnel Boring Machine), de construção a fogo, a céu aberto e com pré-corte. Descrevem-se também técnicas de reabilitação de túneis, quer a nível estrutural (pregagens, jet grouting, congelação, injecção, entre outras), quer não estrutural (limpeza, tratamento de juntas, processos químicos, etc.). O trabalho desenvolvido na presente dissertação teve como principal objectivo abordar os principais processos construtivos do Túnel Ferroviário do Rossio, designadamente, as metodologias de execução de pregagens, enfilagens, montagem de cambotas com a respectiva aplicação de betão projectado, microestacas, soleiras e betonagem dos hasteais e abóbadas com moldes metálicos préfabricados. Neste trabalho, é dada especial atenção às funções da Fiscalização e ao modo como esta pode contribuir para aumentar os padrões de qualidade da obra e os rendimentos das actividades.

Detalhes da publicação

Autores da comunidade :

Orientadores desta instituição:

Designação

Mestrado em Engenharia Civil

Domínio Científico (FOS)

civil-engineering - Engenharia Civil

Palavras-chave

  • Tunnel
  • Rehabilitation
  • Tunnel of the Rossio
  • Inspection Services
  • Túnel
  • Reabilitação
  • Túnel Ferroviário do Rossio
  • Fiscalização

Idioma da publicação (código ISO)

por - Português

Acesso à publicação:

Embargo levantado

Data do fim do embargo:

16/09/2009

Nome da instituição

Instituto Superior Técnico