Dissertação de Mestrado
Micro-mobility and last-mile urban food delivery: the case of Lisbon
2023
—Informações chave
Autores:
Orientadores:
Publicado em
22/06/2023
Resumo
A bicicleta é um modo de transporte capaz de satisfazer os exigentes requisitos ambientais, dado que é um modo não poluente, pelo que, permite uma redução considerável das emissões causadas pelos veículos motorizados se for utilizado. Adicionalmente, é um modo de transporte que apresenta uma elevada flexibilidade no que respeita à capacidade de servir a micro-logística urbana. É um modo competitivo para deslocações curtas, destacando-se a sua rapidez em ambientes urbanos congestionados. Este veículo é um dos mais utilizados pelos estafetas em Lisboa e contribui ativamente para reduzir os impactos das entregas. Este estudo tem como objetivo determinar os impactes ambientais evitados pela entrega de refeições em bicicleta, em comparação com um cenário em que as viagens são realizadas com recurso a meios de transporte motorizados. Um segundo objetivo é caracterizar o perfil e a atividade do estafeta. Este estudo estima que estejam a ser emitidas 1766 toneladas de CO2 anualmente, que poderão ser evitadas com uma maior utilização da bicicleta neste setor. Os resultados mostram que se o uso da bicicleta não for encorajado através de políticas, de divulgação de informação ou de incentivos financeiros públicos e privados, os impactos ambientais e económicos da atividade aumentarão. O estudo conclui que a bicicleta é uma ferramenta importante, que não só é capaz de ajudar a reduzir as emissões, e os efeitos económicos associados, mas também faz o papel de integrador social. Cycling is a transport mode capable of meeting environmental requirements since it is a non-polluting mode that allows a considerable reduction in emissions caused by motor vehicles. Additionally, it is a transport mode that presents high flexibility concerning the ability to serve the needs of couriers. It is a competitive mode for short trips, highlighting its speed in congested urban environments. This vehicle is among the most used by food delivery couriers in Lisbon and contributes actively to limiting the impacts of last-mile deliveries. The current study aims at determining the avoided environmental impacts of delivering meals by bicycle while compared to a scenario where the trips are carried out with heavy use of motorised transport modes. A second objective is to characterise the courier’s job. Currently it is estimated that 1766 tonnes of CO2 are emitted in the activity, which could be avoided with an increased use of the bicyle.. The scenario analysis shows that if the use of bicycles is not encouraged through policies, information dissemination, or public and private financial incentives, the environmental and economic impacts of the activity will increase. The study concludes that the bicycle is a powerful tool, that not only is able to help decreasing emissions, and the associated economic effects, but it is also very important as a social integrator.
Detalhes da publicação
Autores da comunidade :
Manuel Ferreira Filipe
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Orientadores desta instituição:
Rosa Melo Félix
ist155593
Designação
Mestrado em Engenharia Civil
Domínio Científico (FOS)
- Engenharia Civil
Palavras-chave
- Entregas em bicicleta
- Micro-logística urbana
- Avaliação de Impactes ambientais
- Perfil de Estafetas
- Lisboa
- micro-logistics
- bicycle deliveries
- on-demand food delivery
- couriers
- Environmental Impact Assessment
- Lisbon
Idioma da publicação (código ISO)
- Inglês
Acesso à publicação:
Embargo levantado
Data do fim do embargo:
11/04/2024
Nome da instituição
Instituto Superior Técnico