Tese de Doutoramento

Allocating road space dynamically over time in complex urban areas

Gabriel Costa Valença 2023

Informações chave

Autores:

Gabriel Costa Valença (Gabriel Costa Valença)

Orientadores:

Filipe Manuel Mercier Vilaça e Moura (Filipe Manuel Mercier Vilaça e Moura), Ana Morais de Sá (Ana dos Santos Morais de Sá)

Publicado em

18/12/2023

Resumo

Recentemente, o ordenamento dos transportes tem-se centrado na redistribuição do espaço rodoviário do automóvel para modos de transporte mais sustentáveis. Principalmente nas áreas urbanas, o espaço urbano (de fachada a fachada) é altamente disputado por diferentes atividades, modos de transporte e funções urbanas. A redistribuição do espaço urbano não considera as flutuações da procura durante as horas, os dias e as estações do ano. Consequentemente, há períodos em que certos espaços estão saturados, enquanto outros estão subocupados. A hipótese deste trabalho é que existe um potencial para atribuir espaço rodoviário de forma dinâmica ao longo do tempo quando as procuras são complementares ou estão em disputa. As tecnologias de sensorização emergentes podem ser úteis para a tomada de decisões a curto prazo, uma vez que podem caracterizar as diferentes procuras em tempo real. As tecnologias de gestão e controle da procura de transportes podem ser utilizadas para realocar espaços de forma dinâmica, informar as transições aos utilizadores e conectar a infraestrutura aos utilizadores (se necessário). O principal objetivo da tese é explorar onde, quando e como o espaço urbano pode ser realocado de forma dinâmica ao longo do tempo, explorando a aplicabilidade da atribuição dinâmica do espaço urbano em áreas nas cidades que possuem um espaço muito disputado, mas limitado para atender a todas as demandas. O trabalho propõe uma metodologia de seleção de zonas complexas na cidade para a realocação do espaço rodoviário e discute os critérios locais necessários para diferentes soluções de alocação dinâmica do espaço da rua. Além disso, são discutidos os níveis de adoção tecnológica, bem como os principais desafios e oportunidades da conceção dinâmica em vários contextos tecnológicos, desde a não utilização de tecnologia até um contexto em que todos os modos de transporte e infraestruturas estão conectados. Complementarmente, discutimos os riscos e a aplicabilidade da utilização da inteligência artificial para melhorar a participação pública em projetos de realocação do espaço rodoviário. Em resumo, concluímos que a atribuição dinâmica do espaço rodoviário é context-oriented, diferindo em termos de complexidade de implementação, requisitos tecnológicos e aceitação social. É essencial ter um equilíbrio correto entre a frequência das alterações dinâmicas, a utilização de tecnologia e o número de soluções propostas, mantendo as principais características da rua. Recently, in many cities worldwide, transportation planning has focused on reallocating road space from automobile to more sustainable transport modes. Mostly in urban areas, road space (from façade to façade) is highly disputed by different urban activities, transport modes, and functions. Road space reallocation has often lacked consideration of demand fluctuations during hours, days, and seasons. Consequently, there are periods when certain spaces are oversupplied, while others are undersupplied. The hypothesis of this work is that there is a potential to allocate road space dynamically over time when demands are complementary or even disputed. Potentially, big data and emerging sensing technologies can be useful for short-term decision making, since these technologies can characterize different demands in real-time. Transport demand management and control technologies may be used for allocating space dynamically, informing the transitions to users, and connecting infrastructure to users (if/when needed). The main objective of the thesis is to explore where, when and how road space can be allocated dynamically over time. The thesis explores the applicability of allocating road space dynamically in areas of cities that have very disputed, but limited space to fulfill all demands. We propose a site selection methodology for choosing zones that are complex to reallocate road space and discuss the main local criteria necessary for different solutions of dynamic road space allocation. Also, the levels of technological adoption and requirements, along with the main challenges and opportunities for dynamic design are discussed in various technological contexts, ranging from no use of technology to a context where all transport modes and infrastructure are connected. Additionally, we discuss the risks and applicability of using artificial intelligence to improve public participation of both stakeholders and decision makers from interdisciplinary fields in road space allocation projects. In sum, we conclude that dynamic road space allocation is context oriented, where different solutions differ in terms of implementation complexity, technological requirements, and social acceptance. It is essential to have the right balance between the frequency of dynamic changes, the use of technology, and the number of proposed solutions, maintaining most of the street's characteristics in a logical orientation.

Detalhes da publicação

Autores da comunidade :

Orientadores desta instituição:

RENATES TID

101760086

Designação

Doutoramento em Sistemas de Transportes

Domínio Científico (FOS)

- Engenharia Civil

Palavras-chave

  • Design de ruas
  • alocação do espaço rodoviário
  • distribuição do espaço rodoviário
  • cidades inteligentes
  • design urbano
  • Street design
  • road space allocation
  • street space distribution
  • smart cities
  • urban design

Idioma da publicação (código ISO)

- Inglês

Acesso à publicação:

Acesso Aberto

Nome da instituição

Instituto Superior Técnico